sexta-feira, 16 de julho de 2010

TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM


Havia um rei que tinha como conselheiro um ministro. Este ministro, em toda e qualquer circunstância, sempre repetia a mesma coisa: “Tudo o que Deus faz é bom”.

Um dia o rei, por acaso, cortou fora um dedo da mão. Ele ficou muito aborrecido e foi se queixar com o ministro, perguntando por que Deus tinha permitido acontecer isso com ele. E o ministro, com toda a tranqüilidade, respondeu: “Tudo o que Deus faz é bom”.

O rei ficou muito irritado e decidiu castigar o ministro, prendendo-o na cadeia. Numa certa manhã, o rei que sempre costumava sair para caçar com o seu ministro, decidiu ir sozinho, mantendo o seu conselheiro preso.

Porém, na floresta ele foi capturado pelos índios selvagens, que decidiram oferecê-lo em sacrifício aos seus deuses. Ele então foi banhado e preparado para o sacrifício. No último momento, antes do ritual, investigando o seu corpo, os índios viram que ele estava incompleto: faltava um dedo em uma de suas mãos. Ele não podia ser oferecido em sacrifício, pois os deuses não aceitavam pessoas mutiladas. Decidiram então soltá-lo.

Se sentido aliviado, o rei voltou ao seu palácio. Soltou o seu ministro e lhe disse, agradecido: “Agora entendo o que você quer dizer ao afirmar sempre dizendo que tudo o que Deus faz é bom”.

E o rei então lhe contou toda a história, da aventura que havia passado quando estava nas mãos dos índios. Ele só não podia compreender porque Deus havia permitido que o seu ministro, que era tão temente a ele, fosse preso injustamente. E o ministro repetiu as mesmas palavras de sempre: “Tudo o que Deus faz é bom”.

Querendo uma explicação mais detalhada, o ministro acrescentou: “Eu sempre vou junto quando a vossa Majestade vai caçar na floresta. Desta vez não fui. Se eu o tivesse acompanhado, eu teria sido sacrificado pelos índios, pois eu tenho todos os dedos do meu corpo”.

Nem sempre é possível entender porque isso e aquilo acontecem conosco. Nem sempre é possível entender os caminhos de Deus. Mas, uma coisa é certa: tudo o que Deus faz é bom. Ele, em tudo o que acontece conosco visa sempre o nosso bem. Diz ele na sua Palavra: “Porque os meus pensamentos não sãos os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.8,9).

Por isso, mesmo não entendendo o porquê das coisas, devemos nos conformar sempre com a vontade de Deus, na certeza de que tudo o que ele faz é bom.

Lindolfo Pieper

Jaru, RO – Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário: