quinta-feira, 7 de agosto de 2008

OBEDIÊNCIA PATERNA


Certa vez um casal resolveu trazer para dentro de casa um velhinho. Enquanto ele ainda tinha forças tinha o seu lugar na mesa. Mas, à medida que ele ia envelhecendo, as suas mãos começaram a tremer e ele não conseguia segurar o prato na mão. Assim, além de sujar a mesa, freqüentemente quebrava a louça. Para acabar com isso o casal decidiu colocá-lo no paiol e arrumar-lhe um prato de madeira para comer.

O tempo foi passando. Um dia o casal foi surpreendido vendo o seu filho de oito anos fabricando um cochinho de madeira. O pai lhe perguntou para que ele estava fazendo aquilo. E o filho respondeu: “Este cochinho é para, quando o papai e a mamãe ficarem velhos como o vovô poderem comer nele, para não quebrar a louça”.

O pai compreendeu o seu erro, o mau exemplo que estava dando para o seu filho, e mandou tirar o velhinho imediatamente do paiol e trazê-lo novamente para dentro da casa, onde ele pôde comer de novo na mesa.

Assim como esse casal, muitas pessoas, quando os seus pais ficam velhos, os colocam num paiol para não atrapalhar ninguém. Conheço idosos que trabalharam a vida toda a fim de dar algum futuro para os seus filhos, como: uma casa, um terreno ou uma profissão. Hoje, quando estão velhos, em que não podem mais trabalhar, não têm onde ficar: ou têm que ir de casa em casa, como mendigos; ou são colocados num paiol, para não atrapalhar ninguém.

Será que é justo isso, abandonar aqueles que tanto se preocuparam conosco, que praticamente deram a sua vida por nós? Será que é correto desamparar os nossos pais na velhice, colocando-os em um paiol qualquer, como se fossem um ferro velho?

Deus nos deu pais para que cuidassem de nós. Agora, quando estão velhos, ele espera que cuidemos de nossos pais, dando-lhes sustento, amor e carinho. O mandamento “honrarás o teu pai e a tua mãe” também se aplica aqui.

José era o governador do Egito, a pessoa mais importante depois do rei Faraó. Todo povo do Egito devia servi-lo e honrá-lo.

Durante muitos anos o pai de José foi pastor de ovelhas, habitando na terra de Canaã. Sendo Jacó idoso, José o convidou para residir com ele no Egito. Jacó aceitou o convite. E, quando se aproximava do Egito, José correu ao seu encontro, lançou-se nos seus braços e chorou de alegria.

Mesmo sendo o poderoso senhor do Egito e seu pai um simples pastor de ovelhas, José prestou toda a honra ao seu velho pai. Levou-o à presença do rei, que lhe ofereceu as melhores terras do Egito para ele poder viver.

Enquanto Jacó estava vivo, José fez de tudo para proporcionar-lhe aquilo que ele necessitava para se sentir feliz. Quando Jacó faleceu, José o sepultou com grande honra e chorou profundamente a sua morte.

José é um exemplo de filho que soube honrar o seu pai, mesmo sendo ele a pessoa mais importante do Egito. Não o desprezou, antes o cobriu de honra e cuidou dele até o fim de sua vida.

Você, que ainda tem os seus pais vivos, em idade avançada, cuide bem deles. Lembre-se que o seu filho o está observando. A maneira como você tratar os seus pais na velhice, assim você também poderá ser tratado pelos seus filhos quando ficar velho.

Hoje os filhos acham que não precisam mais obedecer aos seus pais. Acham que sabem mais do que eles e que não necessitam dos seus conselhos. Chamam os seus pais de velho, coroa e caduco, como se eles fossem pessoas ultrapassadas. Muitos filhos mandam até matar os seus pais quando são contrariados por eles.

Para estes os pais são bons enquanto são pequenos, quando estão doentes ou quando têm um nenê na barriga. Mas, quando ficam grandes, arranjam um emprego, então o pai é um objeto descartável. Ficam loucos, igual um urubu, esperando o pai morrer para poderem ficar com a herança.

Eles se esquecem de que os pais são os nossos melhores amigos e que Deus os colocou como o seu representante aqui na terra. Por isso ele espera que nós os respeitemos e os tratemos com todo carinho. Diz ele na sua Palavra: “Filhos, em tudo obedecei aos vossos pais, pois isso é justo diante do Senhor” (Colossenses 3.20).

E o apóstolo Paulo acrescenta, dizendo: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não procede de Deus. E as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Romanos 13.1).

É um pecado muito grande desobedecer, desprezar ou irritar os pais. Deus, na sua Palavra, promete castigar aos filhos que desprezam os seus pais. Diz ele em Provérbios 30: “Quem caçoa do seu pai ou despreza a sua mãe, será comido pelos urubus ou terá os seus olhos arrancados pelos corvos”.

Na Bíblia encontramos muitos exemplos em que os filhos foram castigados por Deus por haverem desobedecido aos seus pais, como Absalão e os filhos de Eli.

Eli era sacerdote em Israel. Ele tinha dois filhos que não queriam lhe obedecer. Deus os avisou através do profeta Samuel que ele os iria castigar se continuassem a desobedecer aos seus pais. Mas eles não deram ouvidos ao Senhor. E Deus os castigou com a morte, fazendo com que os dois morressem no mesmo dia.

Absalão era filho do rei Davi. Ele não apenas desobedeceu ao seu pai, mas ainda tentou derrubá-lo do trono para ficar em seu lugar. Absalão foi ferido pelo Senhor, morrendo pendurado numa árvore.

O quarto mandamento nos ordena amar e respeitar pai e mãe e os tratar com todo carinho. Devemos nos esforçar para honrá-los e torná-los felizes enquanto estiverem conosco aqui na terra.

De um lado, Deus ameaça castigar os que desobedecem aos seus pais. Mas, de outro lado, ele promete abençoar com uma vida longa e feliz os filhos que respeitam os seus pais e fazem tudo para torná-los felizes. Diz ele na sua Palavra: “Filhos, obedecei aos vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Honra o teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6.1-3).

Este é o primeiro e único mandamento com promessa. Isso mostra como é importante este mandamento, como Deus se agrada daqueles que obedecem aos seus pais.

Certa vez um pai pediu o seu filho para que não fosse ao baile, pois achava que não ficava bem um cristão participar de um ambiente assim. Mas o filho não o obedeceu. Pegou a sua moto e foi. De madrugada os seus pais ficaram sabendo que ele fora atropelado por um carro e morrido.

Um rapaz, recém confirmado, quis ir a um rio para tomar banho. A sua mãe achou muito perigoso dele ir, pois o rio era muito fundo. Ele, porém, contrariando a sua mãe, foi assim mesmo. Resultado: ele foi dar um mergulho, bateu a cabeça numa pedra no fundo do rio e ficou paraplégico.

Estes jovens poderiam estar vivos e com muita saúde até hoje se tivessem obedecido aos seus pais. Mas eles não o fizeram e acabaram se dando mal, assim como se deram mal Absalão, Hofni e Finéias.

Você que tem pai e quer homenageá-lo no seu dia, tem se lembrado do quarto mandamento da lei de Deus? Tem você obedecido o seu pai e lhe prestado a devida honra, como Deus pede? Na vida diária, como você tem agido: como Hofni e Finéias ou como o menino Jesus?

Diz-nos o evangelista Lucas que Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, era submisso aos seus pais e fazia tudo o que eles lhe mandavam. Será que você é mais importante do que Jesus, que não precisa obedecer aos seus pais?

Lembre-se: pai nós só temos um. Eles, por mais falhos que possam ser sempre querem o nosso bem. Eles são os nossos melhores amigos. Eles nos foram dados por Deus.

Se nós quisermos ser feliz e ter uma vida abençoada, temos que respeitar os nossos pais e tratá-los com todo carinho; pois, conforme o quarto mandamento, quem obedece pai e mãe, Deus promete recompensar com uma vida longa e feliz.

Aprendamos, pois, a respeitar os nossos pais a fim de que Deus possa continuar nos abençoando: dando-nos paz e alegria aqui na terra e, no futuro, a vida eterna que ele em sua graça nos promete dar. Em nome de Jesus. Amém.

Lindolfo Pieper

Jaru, RO – Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Um comentário:

AdmiN disse...

se desobedecer ao meu pai eu vou ser morto intaum?