sábado, 18 de dezembro de 2010

O NATAL É PARA TODOS


No ano de 1755 um grupo de pioneiros da Pensilvânia, Estados Unidos, estava sendo cercado por várias tribos de índios. Os pioneiros decidiram se reunir numa pequena vila. De dia podiam ver os índios ajuntando-se de várias direções. E à noite podiam observar os sinais de fogo, ouvir os gritos de guerra e as batidas dos tambores. A situação era desesperadora.

Então veio o Natal. Cedo de manhã, homens, mulheres e crianças se reuniram na vila e começaram a cantar hinos de Natal. Ao terminar de cantar, olharam e, para a sua surpresa, viram que os índios estavam se dispersando, embrenhando-se nas matas.

Mais tarde, ao se tornarem amigos dos índios, estes explicaram porque fizeram isso. Enquanto os chefes estavam reunidos em conselho de guerra, os ventos traziam aos seus ouvidos o som doce e alegre dos cânticos de Natal. A música espantara a hostilidade dos seus corações. Foi assim que aqueles pioneiros da Pensilvânia foram salvos do massacre. Aquele Natal foi especialmente alegre e significativo para eles.

Este Natal pode ser significativo e alegre também para você, independentemente da situação em que você se encontrar, se você cantar com sinceridade os hinos de Natal e crer na mensagem que os anjos anunciaram aos pastores das campinas de Belém: “Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lucas 2.10,11).

O relato do nascimento de Jesus Bíblia Sagrada é feito com palavras tão simples, corriqueiras e fáceis que até uma criança pode entender a sua mensagem. Por outro lado, esta mensagem é tão profunda que nem mesmo a mente mais intelectualizada pode compreendê-la. Porque naquela manjedoura de Belém está o poderoso Filho de Deus, o Salvador do mundo.

Muitas pessoas acham que o Natal não é para elas, pois o consideram muito infantil para as suas mentes intelectualizadas. Mas o Natal é para todos, porque “todos pecaram e carecem da graça de Deus” (Romanos 3.23).

Desde a queda de Adão e Eva em pecado, todos necessitam da graça de Deus, não importando a sua cor, nacionalidade, idade ou classe social. Uma vez que todos são pecadores, todos precisam de Jesus: pobres e ricos, pretos e brancos, homens e mulheres, crianças e adultos.

O Natal, portanto, também é para você, uma vez que você também é pecador. Celebre-o com alegria, ciente de que você também é alvo do amor de Deus. Diz o Senhor Deus na sua Palavra: “Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31.3).


Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil


Nenhum comentário: